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Fim das férias e regresso ao trabalho: 6 estratégias para uma transição mais satisfatória

A forma como retoma o trabalho é determinante na maneira como gere a energia que ganhou em tempo de férias. Saiba como tornar este regresso mais sustentável e menos stressante.

Neste regresso ao trabalho, encheu a sua agenda com tudo o que ficou acumulado antes de ir de férias? Nesse caso, talvez seja benéfico repensar a sua estratégia, para não sentir que, depois de 3 ou 4 dias, precisa novamente de tirar férias.

A forma como retoma a rotina é decisiva na gestão de energia e na regulação de humor. Se quer driblar as angústias do pós-verão e pautar a sua vida real de bem-estar, veja de seguida seis boas práticas para ter em consideração.

6 passos para um regresso ao trabalho mais satisfatório

 

1. Crie zonas de desaceleração que possam servir de transição entre o período de férias e o regresso ao trabalho. Por exemplo, regresse a casa um a dois dias antes, para ter tempo de retomar a rotina habitual e até fazer algum “update” que tenha iniciado nas férias e possa ajudar a potenciar a sua rotina diária.

2. No primeiro dia de trabalho, antes de “mergulhar” nas suas tarefas, reserve pelo menos 2h do seu tempo para planear e definir prioridades. Isto vai permitir-lhe criar alguma perspetiva e mais facilmente distribuir as várias tarefas para os próximos dias. Se precisa de ajuda nesta gestão diária de tarefas, otimizando o seu tempo e aumentando a sua eficiência, relembramos que voltamos a abrir inscrições para o programa online Ganhar Horas ao Dia.

3. Assuma que não vai conseguir dar resposta a todos os temas pendentes de forma imediata, que vai demorar alguns dias a recuperar o ritmo de trabalho, o que é perfeitamente normal. Desta forma, não se vai sentir de imediato “em falta”, uma vez que não consegue chegar a todo o lado e precisa de priorizar.

4. Não sobrecarregue a sua agenda logo na primeira semana, para não sentir que precisa novamente de férias após 4 ou 5 dias de trabalho. Pode ser tentador tentar tratar de todas as pendências de uma vez, mas faça uma gestão sustentável da sua energia.

5. Após 3 ou 4 semanas de trabalho, faça uma pequena pausa, como uma escapadinha de fim de semana para carregar baterias. Planeie estes pequenos momentos de descanso ao longo do ano, para não chegar às férias de verão completamente esgotado.

6. Nunca esquecer as práticas de autocuidado! Para que este não seja apenas um regresso ao trabalho, mas sim um regresso a uma vida equilibrada, garanta espaço e tempo para cuidar da sua alimentação, fazer alguma atividade física, socializar, reservar alguns períodos de pausa e meditação e apostar em noites de sono reparadoras. Um reminder que nunca nos cansamos de repetir: o autocuidado é a base para tudo o resto funcionar.

Se neste pós-férias, sente que precisa de apoio para lidar com estas várias frentes, entre compromissos profissionais, familiares e pessoais, agende uma sessão com a nossa equipa. No próximo dia 15 de outubro vamos ter o nosso Open Day, uma iniciativa gratuita para promoção de saúde integrada e uma melhor gestão de competências emocionais e pessoais. Venha conhecer a nossa equipa, faça um rastreio psicológico e inscreva-se nos workshops. Veja todo o programa aqui.

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