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Regresso às aulas: ajude o seu filho a lidar com a ansiedade

Saiba como o mindfulness pode ajudar nesta fase, veja cinco estratégias e descubra dois novos recursos da Transformar para uma transição escolar mais tranquila e divertida.

O início das aulas está mesmo ao virar da esquina…! Esta fase pode gerar momentos de ansiedade e insegurança nas crianças e jovens, mas também nos pais.

Se tem um filho que vai transitar para o primeiro ciclo, ou para o quinto ano, é natural que surjam dúvidas e inseguranças:

“Será que se vai dar bem com os colegas mais velhos?”

“E se for vítima de bullying?”

“E se for posto de lado pelos colegas ou professor?”

“Como vai lidar sozinho com as dificuldades?”

“E se não gostar da comida da cantina?”

Acredite: estas dúvidas são muito comuns num período de transição escolar.

Para ir percebendo como está a correr a nova fase e estar atento a algum sinal de alerta, é importante observar o seu filho, ouvi-lo e estar presente. Converse com ele, faça-lhe perguntas, explique-lhe como lidar com situações desafiantes, celebre as pequenas conquistas, abrace-o, dê-lhe colo.

Tudo isto vai facilitar a regulação emocional da criança, dar-lhe mais segurança e informação neste percurso escolar. E claro, só é possível uma criança sentir-se segura e tranquila, com pais seguros e tranquilos, por isso mantenha-se conectado às suas emoções e sensações físicas, para as ir regulando momento a momento.

Podem surgir algumas dificuldades iniciais, mas vá avaliando se alguma situação se prolonga e/ou agrava com o tempo, e de que forma pode ser gerida.

O primeiro dia de escola

 

Num primeiro dia de escola temos o fator novidade, retoma de rotinas contrastantes com o período de férias e a separação dos pais. O momento da despedida gera sempre um pouco de ansiedade, tanto para os pais, como para as crianças. A sua intensidade e a forma como é expressada varia de acordo com vários fatores, como a estrutura de personalidade e funcionamento da criança, o tipo de vinculação aos pais e o grau de novidade envolvido neste primeiro dia de aulas, consoante seja uma nova escola, nova turma, ou novo ciclo.

Com o tempo, a criança torna-se mais confiante e independente, sentindo mais segurança em ficar no espaço escola e criando uma relação de suporte com os professores e colegas. Além disso, ela percebe que os pais, apesar de irem embora, voltam no final das aulas, o que ajuda a reduzir a ansiedade sentida nesta fase.

Dois pontos a reter:

  • Cada criança e cada mãe/pai têm o seu tempo. Umas vezes, corre tudo de forma muito natural e tranquila, outras vezes não, e o processo é um pouco mais demorado. Está tudo bem com isso. Respeite o seu ritmo e o ritmo do seu filho e resista à tentação de se comparar com outros pais/filhos ou de aceitar rótulos redutores;

  • O começo de um novo ciclo escolar é muito mais que o primeiro dia de aulas. Cabe aos pais ajudarem a criança na preparação desta nova etapa, que terá alguns desafios, mas também certamente muitas aprendizagens e diversão.

Mindfulness: ajude o seu filho a lidar com a ansiedade do regresso às aulas com atenção focada

 

Seja ou não num período de transição escolar, o regresso às aulas envolve sempre algum entusiasmo, mas também ansiedade. Ensinar os mais pequenos a regular estas emoções é uma ajuda fundamental, não só neste período, mas também noutras situações desafiantes, como momentos de avaliação ou de exposição.

O que é o mindfulness?

 

O mindfulness, ou treino de atenção plena, é uma prática que promove o foco no aqui e no agora, com uma atitude de curiosidade e não julgamento, o que facilita o autoconhecimento e a gestão de emoções.

Apresentar esta técnica aos mais pequenos, rodeados de estímulos e com pouca capacidade de foco pode ser desafiante, mas não impossível. Naturalmente que é vantajoso que os pais estejam minimamente familiarizados com estas práticas, usufruindo delas na primeira pessoa, para terem mais confiança na sua implementação.

5 áreas nas quais o treino de atenção plena é útil:

 

  • Ajuda na identificação de pensamentos negativos e no reconhecimento de que são apenas isso: pensamentos (e não factos ou certezas) e redireciona a atenção para o presente, ou seja, para o que está realmente a acontecer, para o que estão a fazer e a sentir naquele momento;

  • Desenvolve competências de regulação emocional. Ao permitir uma maior atenção ao corpo e ao momento presente, a criança ou o adulto, consegue ir detetando mais a tempo o que está a sentir e por isso tem mais margem de manobra para gerir a intensidade das suas emoções e dos seus comportamentos. Assim, temos uma redução dos níveis de ansiedade, um aumento da autoestima e autoeficácia e uma maior capacidade de resolução de problemas e conflitos;

  • Facilita o desenvolvimento de competências de comunicação. Quando a qualidade da atenção melhora em relação a nós também melhora em relação aos outros, facilitando comportamentos mais ajustados e pautados por empatia, o que se traduzirá numa diminuição de conflitos e numa melhoria da qualidade de comunicação;

  • Promove a resiliência. A capacidade de perspetiva a par da legendagem do que se está a sentir e do que está acontecer, dentro de nós e à nossa volta, apoia na resolução de problemas, na persistência e na capacidade de planeamento;

  • Melhora a qualidade da concentração nos tempos de estudo ou trabalho. Quando se treina atenção focada, aumenta-se a capacidade de em alguns momentos se prestar mais atenção sobretudo a um estímulo, o que aumenta a qualidade do estudo/trabalho, diminui a margem de erros, potencia a aprendizagem e a memorização de conteúdos.

4 passos para introduzir o mindfulness aos mais pequenos

 

Antes de mais, é importante que experimente esta prática, antes de a introduzir ao seu filho, para que possa ter noção das dificuldades e da sensação que este tipo de exercício traz. Além disso, quando praticar com o seu filho, escolha uma altura do dia em que o note mais capaz e disponível de aceitar um desafio, procurando um espaço em que não existam muitas distrações.

Siga estes quatro passos:

1. Comecem por praticar juntos e partilhe com ele que estratégias o podem ajudar quando a sua mente se distrai, fomentando a partilha de experiências e o suporte um do outro. Se ajudar, comece com práticas em movimento, como focar na respiração a caminhar, focar a atenção numa determinada posição de alongamento ou usar um balão ou outro objeto que apoie na visualização do movimento do ar a entrar e a sair, como se pretende;

2. Inicie com práticas curtas e vá aumentando o tempo à medida que a criança se vai familiarizando com o exercício;

3. Escolha uma prática adequada à idade da criança / jovem;

4. Não o obrigue a meditar ou utilize o mindfulness como castigo. Esta prática não deve ser percecionada como mais uma “obrigação”, mas sim como uma oportunidade de se conhecerem melhor (pensamentos são só pensamentos, que emoções estão presentes, como sentem as emoções no corpo, quando estão em piloto automático). O pensamento divagar é natural, ajude o seu filho a trazer a atenção de volta à respiração, com carinho e compreensão.

Respiração “Embala o teu peluche”

 

Deixamos de seguida um exemplo de exercício, neste caso, indicado para os mais pequeninos (5/6 anos). Pode ir dando ao seu filho as indicações abaixo, ajustando o que for necessário e demorando o tempo que precisar em cada etapa.

1. Encontra o teu peluche favorito;

2. Deita-te e agarra o teu peluche na tua barriga;

3. Inspira pelo nariz muito devagarinho enquanto a tua barriga sobe e cresce como um balão;

4. Deita o ar todo cá para fora enquanto a tua barriga desce;

5. Consegues ver o teu peluche a subir e a descer? Ele adora e assim até vai adormecer, continua!

6. Repete 5 vezes.

5 estratégias para uma transição escolar mais tranquila

1.       Demonstre empatia

Esta fase de transição escolar tem alguns desafios acrescidos para pais e filhos. Esteja disponível, converse com o seu filho, elogie-o, respeite e valide o que sente. Este comportamento irá reforçar os laços, dar mais segurança à criança/jovem e reduzir os níveis de ansiedade (e claro, o mesmo se aplica aos pais).

2.       Esteja atento

A forma como o seu filho se comporta é reflexo de como se sente e não da educação que tem ou do respeito pelos adultos à sua volta. Esteja atento a alguns comportamentos que possam não ser habituais nele, mostre abertura para o ajudar a regular o que está a experienciar e esclareça dúvidas que possam surgir relativas a esta transição escolar.

3.       Incentive a expressão de emoções

Desde pequenos que somos “treinados” a esconder as emoções mais desafiantes para nos comportarmos “bem”, sendo que algumas dessas emoções como o medo ou zanga são consideradas negativas, indesejáveis ou tradutoras de menos capacidade.

Exprimir o que sentimos é saudável e necessário, pois promove o desenvolvimento emocional e dá-nos informação e autoconhecimento, preparando-nos para lidar com vários cenários.

Incentive o seu filho a expressar o que sente, com abertura e aceitação. Momentos de dúvidas, tristeza, ansiedade precisam de ser acolhidos e respeitados. Aceitar e nomear o que se sente é o primeiro passo para regular emoções.

4.       Transmita entusiasmo pela nova fase

Em fases de mudança, é natural que o medo e a ansiedade predominem, afinal o ser humano está biologicamente preparado para se proteger de potenciais perigos e tudo o que é novo e desconhecido, ativa o nosso sistema de alerta e proteção. Mas já pensou nas coisas boas que estão a caminho? Novas aprendizagens, novos colegas, novas experiências. É importante olhar para este lado e transmitir ao seu filho entusiasmo pelo caminho que agora começa, o que lhe vai dar confiança e motivação.

5.       Confie nos professores e outros profissionais da escola

Pode ser desafiante ao início, tendo em conta que é um novo mundo e são pessoas que não conhece, mas estabeleça relações de proximidade e confiança com os profissionais da escola. Agende uma reunião com o professor do seu filho, mantenha uma postura de proximidade e participação ativa na comunidade educativa, envolva-se nas atividades e reuniões, esclareça dúvidas. Todas estas ações apoiarão a que se sinta mais tranquilo relativamente a todo o processo.

Novos ebooks para apoiar a transição escolar

 

Para ajudar os mais pequenos e as suas famílias a lidar com todas estas mudanças e novidades do regresso às aulas, a Academia Transformar lança dois ebooks focados na transição para o primeiro ciclo e para o quinto ano de escolaridade:

Vou para o 1º ano!

Passei para o 5º ano, e agora?

Tendo em conta que – especificamente – estas duas fases podem trazer desafios acrescidos, não só para as crianças e jovens, mas também para os pais e cuidadores, disponibilizamos a partir de hoje estes dois recursos que consideramos ser uma mais-valia para regular emoções e esclarecer dúvidas.

Os ebooks foram criados por Catarina Mesquita e Micaela Gonçalves, psicólogas clínicas da equipa Transformar, que têm desenvolvido um trabalho com crianças, jovens e pais, no nosso núcleo de parentalidade, e contribuíram também para o desenvolvimento deste artigo.

E o que pode encontrar nos ebooks?

  • Cada ebook foca-se, em primeiro lugar, nos pais, com informações sobre o que podem esperar da nova fase, conseguir identificar sinais de alerta nos filhos, bem como estratégias para ajudar os mais pequenos a prepararem-se da melhor forma para esta nova experiência, tirando partido de todas as coisas boas que aí vêm;

  • De seguida, encontra vários exercícios didáticos para ajudar a criança e jovem a lidar com as suas dúvidas, emoções e inseguranças, dando-lhe estratégias para gerir esta mudança de forma mais tranquila e divertida.

São duas ferramentas completas para facilitar esta transição que traz alguns desafios acrescidos, mas também muitas descobertas, aprendizagens e diversão.

Bom início de ano letivo!

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