Blog

Quantas decisões de mudança trouxe das férias?

Provavelmente, muitas: vamos cuidar de nós, estar mais com os nossos, aprender coisas novas, ser mais produtivos, eventualmente até voltar ao ginásio. Mas como levar a cabo todos estes planos?

O período de férias, muitas vezes, é uma espécie de mudança de ano: fazem-se balanços, novas promessas, definem-se objetivos ou refedinem-se os objetivos anteriores.

Afinal, após este período de descanso e com a bateria carregada, queremos manter a sensação de bem-estar que as férias trouxeram. Mas depois volta a rotina. Volta a casa para arrumar, o regresso às aulas, os horários para cumprir, os e-mails acumulados no trabalho. Volta uma vida real que atropela por completo a expectativa de um dia a dia menos corrido e mais equilibrado.

É possível encontrar um meio-termo? É possível construir um dia a dia alinhado com os seus valores e necessidades?

Mais do que listas infindáveis e irrealistas de resoluções, foque-se no aqui e no agora e na próxima pequena e concreta ação que pode implementar para caminhar na direção pretendida.

Deixamos-lhe 7 sugestões para uma maior integração vida pessoal e profissional. Aproveite este boost das férias para definir um plano realista para uma vida mais satisfatória.

#1 Reavalie seus hábitos

Aquilo que faz todos os dias apoia ou impede-o de chegar aos seus objetivos? Faça um balanço, repense rotinas, reajuste o necessário. A sua capacidade de concretização e sucesso nos seus planos de mudança dependem essencialmente de uma coisa: dos hábitos, daquilo que faz repetidamente e que, muitas vezes, nem se dá conta, de tão automatizados que estão.

Se sente que os seus hábitos estão desalinhados com os seus objetivos, espreite o nosso ebook Alinhe os seus hábitos com a vida que quer ter

#2 Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, existem um sem-número de aplicações, sites, plataformas basicamente para tudo e mais alguma coisa. Muitas delas, com acesso gratuito.

Seja a nível pessoal ou profissional, tire partido desta diversidade de ferramentas e otimize o seu tempo e trabalho. Com sensatez e consciência, use a tecnologia a favor de uma maior integração trabalho-vida pessoal.

#3 Encontre o seu ambiente de trabalho ideal

É natural que existam diversos modelos e contextos ótimos de trabalho para pessoais diferentes. Há quem necessite de silêncio, e há quem seja mais produtivo com som de fundo ou até mesmo ruído. Há quem precise de trabalhar sempre no mesmo sítio, há quem precise de variar os locais para se sentir mais estimulado.

Não há duas pessoas iguais, por isso, perceba aquilo que funciona para si e o que poderá favorecer a sua produtividade.

#4 Planeie um dia produtivo e não um dia ocupado

Entre dias cheios de coisas para fazer, dedicar 10 minutos para planear não é a ideia mais atrativa. No entanto, este é um passo importante para garantir uma agenda produtiva e não ocupada, seja na vida pessoal ou profissional.

Este planeamento passa essencialmente por alinhar as suas atividades com os seus valores e objetivos.

E sim, sabemos que, quando estamos demasiado absorvidos no “modo fazer”, nem sempre é fácil ter disponibilidade mental para fazer este planeamento, mas acredite que pode ser uma prática transformadora dos seus dias. Se não sabe por onde começar, comece por aqui

#5 Aprenda a desacelerar

Na era atual, muitas manifestações que estão a surgir sob a forma de doenças físicas e mentais são uma consequência do estilo de vida acelerado e stressante que vivemos, que nos retira foco no momento presente, que não respeita as nossas necessidades físicas e psicológicas, que nos isola mesmo por entre dias cheios de pessoas.

Aprender a desacelerar, a contemplar o que nos rodeia, a observar com curiosidade as sensações físicas, emoções e pensamentos que vão surgindo é fundamental.

Viver de forma mais desacelerada permite-lhe criar uma relação de maior qualidade consigo e com tudo o que o rodeia.

Já conhece os programas de mindfulness? Veja aqui mais informações

#6 Não tente compartimentar

A ideia de que trabalho e vida são separados é uma ideia antiga. Poderia fazer algum sentido numa era pós-revolução industrial, em que a pessoa e o trabalhador eram duas entidades bem diferenciadas e em que o nível de empreendedorismo era muito inferior.

Hoje em dia, cada vez mais compreendemos melhor a importância de cuidar da pessoa que existe na base de um colaborador.

Seja flexível e integrativo, sem janelas temporais demasiado rígidas. Por isso (caso a sua profissão lhe permita essa flexibilidade), é possível ir fazer desporto às 17h ou ir buscar as crianças à escola, como também pode funcionar trabalhar algum tempo depois do jantar ou antes de ir dormir.

O melhor modelo é aquele que funciona consigo, permitindo-lhe respeitar as suas necessidades específicas, dinâmicas das áreas profissionais e pessoais e permitindo-lhe viver de forma feliz e com sentido.

#7 Ajuste expectativas

Nem sempre vai conseguir fazer tudo aquilo que quer no tempo planeado. Nem sempre vai conseguir dedicar tempo ideal à família, aos amigos, aos hobbies e à atividade profissional.

Seja flexível na quantidade de tempo que dedica a cada área da sua vida, assegurando o alinhamento essencial: quer esteja com a minha família e amigos, quer esteja no meu tempo pessoal, quer esteja a trabalhar, estou a ser fiel a mim mesmo.

TEM DÚVIDAS?

Deixe-nos uma mensagem







Li e aceito a Política de Privacidade