Media

Mai 30, 2022 | Media | 0 comments

As empresas mais felizes de 2022

As empresas mais felizes de 2022 são…

O índice de felicidade nas empresas atingiu, em 2022, o valor mais elevado em onze anos. As novas formas de organização do trabalho, como o trabalho remoto, aliadas à maior acuidade das empresas em relação ao tema, além de razões externas, como o levantamento de restrições à pandemia e o crescimento económico, justificam a alteração de perceção de felicidade entre os profissionais.

O trabalho remoto veio para ficar. Pelo menos, se quiser ter uma empresa feliz. O mais recente estudo Happiness Works vem confirmar o que os números de 2021 – ainda em contexto de pandemia – já evidenciavam. A flexibilidade aplicada ao local de trabalho traz felicidade e é mesmo o benefício mais valorizado pelos trabalhadores. Reúne 43% das referências sobre os novos benefícios esperados pelos profissionais. “Proporciona mais conforto e permite uma melhor conciliação entre o trabalho e a vida pessoal”, aponta Georg Dutschke, especialista no tema e um dos promotores do projeto.

Esta é uma das principais conclusões do estudo Happiness Works 2022, que registou este ano respostas de 6 796 profissionais, de 123 empresas, mais 6,5% do que no ano anterior. “O número de respostas tem vindo a aumentar todos os anos, o que reflete um maior interesse dos profissionais sobre o tema e a preocupação das organizações em conseguirem criar culturas de felicidade organizacional”, nota o responsável. Mais: este ano 37% das empresas participam pela primeira vez no inquérito, o qual reúne perfis variados – multinacionais, grandes empresas nacionais e PME. “Ou seja, o interesse por este tema é bastante transversal.”

A recolher dados sobre a perceção de felicidade dos trabalhadores portugueses desde 2012, nunca o Happiness Works havia registado um índice de satisfação tão elevado. Atingiu, em 2022, um valor médio de 3,9, numa escala de 1 a 5. Mas, afinal, o que mudou? De forma resumida, Georg Dutschke justifica os resultados com razões externas, como o fim das restrições devidas à pandemia e o crescimento económico; e razões internas, como o surgimento de novos modelos de trabalho, maior cuidado das organizações com os seus colaboradores, setores de atividade mais modernos e mais cultura de felicidade organizacional.

E as vencedoras de 2022 são…

IT People, Milestone e WYgroup arrecadaram, respetivamente,  o 1º, 2º e 3º lugares da competição. As restantes empresas completam o top 20 em pé de igualdade

  1. IT People
  2. Milestone
  3. WYGroup

Academia Transformar

AMCO Intermediários de Crédito

AMT Consulting

Anturio

Bresimar

Create IT

Estoril Sol Digital

IEP

MWC

PHC

Quilaban

Samsys

Soluft

Team IT

YKK

Ytech

Zolve

TEM DÚVIDAS?

Deixe-nos uma mensagem







Li e aceito a Política de Privacidade