Blog

Gerir emoções em tempo de guerra

Após dois anos de pandemia, uma guerra. Como garantir recursos internos para (continuar) a lidar com a imprevisibilidade e altos níveis de ansiedade?

Um contexto diferente, uma realidade diferente, no entanto, o mesmo sentimento de imprevisibilidade, estado de alerta e níveis de ansiedade bem acima do desejado.

“O que vai acontecer?”

“Quais as consequências de tudo isto?”

“Até quando vai durar?”

São muitas as perguntas e as incertezas. Depois de dois anos de pandemia, é bastante natural que sinta que já esgotou todos os recursos para lidar com tudo o que tem acontecido nas últimas semanas. O cansaço é muito, tal como a falta de esperança.

O que fazer?

Aceitar que a mudança é relativamente permanente, ainda que haja mudanças difíceis, complexas e indesejadas, é enfrentar o que de bom e menos bom acontece, mesmo que seja difícil de entender ou assimilar. Uma aceitação sem alimentar o positivismo tóxico, mas adaptando o que for possível e recalculando a rota.

Estamos cansados de recalcular rotas e lidar com imprevisibilidades constantes? Estamos, pois. Mas precisamos de continuar, precisamos de pedir ajuda, precisamos de ajudar, precisamos também de ir descansando entre estas atualizações de rota, e dar espaço a todas as emoções, sejam elas mais ou menos agradáveis.

 

5 formas de gerir o medo e a ansiedade

 

1 – Aceite a realidade

Por vezes, pode ser difícil aceitar ou compreender o que se está a passar à nossa volta. Não faz sentido, não é justo e não tem espaço na nossa realidade e na nossa vida. Ainda assim, a realidade não se altera, por mais injusta e surreal que possa parecer. Tudo isto é legítimo, pelo que é importante reconhecer que nem sempre vai saber o que pensar, saber o que fazer, saber como se posicionar. Dê-se tempo para assimilar todos esses pensamentos e emoções.

Depois disto, concentre os seus esforços, não em lutar contra essa realidade, mas em encará-la e perguntar-se o que está no seu campo de ação neste momento e que aprendizagem pode tirar desta situação.

2 – Não tente controlar o que sente

Medo, ansiedade, angústia, tristeza, revolta: não ignore o que sente. Evitar sentimentos desconfortáveis não vai ajudar a lidar com a imprevisibilidade. Não categorize emoções como “boas” ou “más”. Todas as emoções são informação, pelo que importa reconhecer o que está a sentir, dar-lhe um nome, explorar essa emoção sem julgamentos e, por fim, perceber o que pode fazer para a regular. Pode passar, por exemplo, por filtrar as fontes de informação. Querer estar a par de tudo o que se passa, ao minuto, vai aumentar os níveis de ansiedade no organismo. Ignorar totalmente também não é um bom caminho, porque estará a evitar uma situação que, por mais difícil que seja, é real e faz parte da sua vida. É importante intercalar momentos de maior contacto com a situação, com outros em que está na sua rotina a fazer as suas coisas.

3 – Divirta-se sem culpas

Sim, é possível vivenciar momentos felizes e descontraídos, ainda que exista uma guerra a acontecer. Isto pode parecer muito egoísta quando sabemos que, ao mesmo tempo, há pessoas a morrer, famílias separadas à força e pessoas que estão a deixar as suas casas, sem saber se algum dia poderão voltar. No entanto, é importante permitir-se vivenciar estes momentos de lazer e descontração sem culpas. Este equilíbrio é feito de momentos em que naturalmente vai sentir medo, com outros momentos em que reflete sobre aquilo que pode fazer face a esta situação, e outros momentos de relaxamento e diversão.

4 – Cuide do seu corpo e mente

Este é a recomendação que mais vezes repetimos por aqui. Quer ser mais produtivo? Lidar melhor com imprevisibilidades? Ter uma mente mais ativa e focada? Promover novos hábitos na sua vida? Já sabe: durma, alimente-se, mexa-se e cuide das suas emoções. Uma combinação que ganha – ainda – mais importância nestes contextos de maior imprevisibilidade. Abasteça o seu corpo e mente de ferramentas para lidar com a ausência de controlo e a incerteza.

5 – Mantenha as suas rotinas

Todos precisamos de segurança e previsibilidade. As rotinas são um espaço seguro e previsível, que vão ajudar a manter algum controlo sobre o que se passa na sua vida. Mantenha os seus hábitos o mais possível.

TEM DÚVIDAS?

Deixe-nos uma mensagem







Li e aceito a Política de Privacidade